Terra Crua Fotografia

Nosso blog

Qual lente usar para fotografia de natureza?

A que você tiver.

Calma, a resposta é simples, mas nem tanto! A boa notícia é que sim, com qualquer lente que você tenha, você pode fazer belas fotos e aproveitar seu tempo na natureza. Basta conhecer bem seu equipamento, saber dos limites de enquadramento e luminosidade que terá e fazer o melhor possível aceitando esta condição. A notícia não tão boa é que, mesmo tendo todos os equipamentos que você puder, ainda assim virão frustrações nas suas saídas fotográficas, pois não conseguimos olhar e fotografar tudo ao mesmo tempo. Se eu estiver com uma lente macro fotografando um besouro e um lindo pássaro pousar na árvore próxima a mim, vou admirá-lo e voltar a fotografar o besouro. Na grande maioria das vezes não temos tempo para trocar de lente e preparar tudo para realizar uma boa foto de outro assunto completamente diferente em termos técnicos.

Para fotografar natureza usamos desde lente macro, grande angular, normal até teleobjetivas. Posso citar e mostrar várias fotografias usando cada tipo de lentes, mas acredito que isto seria cair num lugar comum. Macro para insetos e pequenas coisas, tele para aves, grande angular para paisagens. Acredito que estas sejam respostas muito gerais, que acabam cercando a criatividade e as possibilidades com certas “regras”. Prefiro enxergar esta questão por outro viés.

Olhando a paisagem ou o objeto a ser fotografado imagine o que você pode fazer com a lente que você tem. Quais são as possibilidades? Se você tem uma 18-55mm por exemplo, este objeto fica melhor em 18mm ou em 55mm? Você vai se aproximar ou se distanciar do objeto para fazer a imagem? Você quer foco em toda a imagem ou algum plano desfocado? Qual enquadramento você irá fazer? E ainda posso continuar com muitas outras perguntas sobre as escolhas a serem feitas. Então, antes de pensar – “ah, mas eu não tenho uma tele”, procure esgotar as possibilidades do equipamento que possui.

Outra questão que devemos levar em conta (além do custo de todas as lentes que queremos ter) é o que podemos carregar durante uma saída fotográfica na natureza. Já presenciei muitos casos em que a pessoa leva muito peso e não consegue fotografar bem por causa do cansaço de carregar tudo, acredite! Já vi muita gente carregar tripé e não usar por preguiça de montar e de “perder tempo” em uma imagem. Então, as melhores lentes são aquelas que você também consegue carregar sem muito sofrimento! 😉

Lentes fixas tem mais qualidade ótica, mas você terá que trocar com mais frequência para conseguir os ângulos desejados, lentes com zoom são mais práticas nesse sentido, mas possuem qualidade ótica menor e podem ser mais pesadas se quiser uma de boa qualidade. Não tem almoço grátis! Na fotografia de natureza sempre teremos que escolher ou isso ou aquilo, a aceitação faz parte do processo. Assim como aceitar aquele animal maravilhoso que passou correndo na nossa frente na trilha e não tivemos tempo de fotografar nem com o celular.

Acredito que o mais importante seja prestar atenção no seu modo de ver as coisas através da fotografia e começar a perceber, você enxerga o mundo mais “tele”ou mais “grande angular”, qual lente você usaria mais em diferentes situações?

E claro, conheça ao máximo o equipamento que você tem em mãos, pois a foto está muito mais na “pecinha” atrás da câmera.

Saudações fotográficas!

Priscila Forone

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!